Pesquisa...

29 de maio de 2012

29 de Maio - Dia do Geógrafo

O geógrafo é o profissional cuja área de estudo é a intração entre a natureza e a sociedade, este profissional pode atuar tanto como Bacharel quanto como Licenciado. Como Bacharel esta habilitado para trabalhar com estudos ambientais, planejamento regional, mapeamentos e diversas outras atribuições, e como Licenciado esta habilitado a lecionar Geografia, embora sejam habilitações e atribuições distintas, a Geografia é uma só.
Os geógrafos são conhecidos historicamente como profissionais ou cientistas que elaboram mapas que mais especificamente é a área de estudo chamada de cartografia, um dos temas da geografia. Os estudos de um geógrafo não são apenas os detalhes físicos do ambiente, mas também seus impactos sobre as pessoas e sobre a natureza, percorrendo a ecologia, o tempo e os climas padrões de cada localização, sem contar a economia e também a cultura. Esses estudos são muitas vezes especialmente centrados nas relações entre estes elementos.
Geógrafo é um dos profissionais que trabalha para solucionar essas questões e planejar a melhor ocupação do espaço pelo homem. Os geógrafos trabalham em agências públicas e privadas, planejamento e gestão ambiental e territorial. Pode - se destacar a atuação dos geógrafos em instituições como IBGE, Ministério do Planejamento, Agência Nacional de Águas e diversos órgãos estaduais e municipais no setor público e também em empresas de engenharia, consultoria ambiental, geomarketing entre outras no setor privado.

Nenhum comentário: