Pesquisa...

7 de maio de 2012

7 de Maio - Dia do Oftalmologista

Você cuida bem dos seus olhos? Dia 7 de maio é o Dia do Oftalmologista e, por isso, o hagah lembra a todos a importância de visitá-lo periodicamente. A Oftalmologia é a especialidade da medicina que estuda e trata as doenças e problemas nos olhos e na visão. Esse ramo da medicina, como outros, tem sub especialidades como oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, etc.A maioria das pessoas pensa que só precisa ir ao Oftalmologista quando está com problemas para enxergar, afinal, esta é a principal função dos olhos. Mas este comportamento não é o que os médicos recomendam. A estimativa é de que dois em cada três casos de cegueira poderiam ter sido evitados se um diagnóstico precoce e um tratamento adequado. Por isso, a atenção para os olhos deve começar cedo, desde o nascimento dos bebês, e continuar ao longo da vida, principalmente depois dos 40 anos. Algumas orientações básicas já são suficientes para evistar os problemas mais comum relativos à visão e aos olhos. O exame pré-natal pode alertar para problemas visuais da criança ainda no útero. Neste período é possível detectar problemas comuns como retinopatia da prematuridade, o estrabismo, o glaucoma e a catarata congênitos. Diante de suspeitas, exames mais profundos devem ser realizados posteriormente. Bebês prematuros exigem maior atenção.

Você deve procurar um médico oftalmologista se tiver algum desses sintomas ou casos:

- Incomodo nos olhos: olhos vermelhos, dor, ardência, secreção, sensação de cisco no olho, ou lacrimejamento.
- Vista embaçada. É importante testar a visão dos olhos separadamente. Às vezes, a visão de um dos olhos pode estar diminuída e nem percebemos.
- Òculos fraco. Talvez seu grau tenha mudado.
- Usuário de lente de contato. É fundamental o exame anual ou conforme a orientação médica, para garantir o uso das lentes com segurança e conforto.
- Desvio ou olho torto.
- Flash de luz. Às vezes podemos ter a sensação de enxergar raios luminosos no campo de visão ou pontos pretos, teias de aranha ou cabelos que se mexem com o movimentos dos olhos.
- Trauma ocular.
- Doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão arterial, reumatismo.
- Casos na família de doenças oculares.

Nenhum comentário: