Pesquisa...

28 de maio de 2012

28 de Maio - Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Dia 28 de maio será celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a morte materna é a morte de uma mulher em decorrência de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto.A data é considerada importante e veio para mostrar a realidade do país, onde ainda é grande o número de mulheres que morrem por problemas ocorridos durante a gravidez, o parto e o pós-parto, ou por complicações de um aborto inseguro.
Entre as causas mais freqüentes de mortes maternas estão as doenças hipertensivas da gravidez, hemorragias, infecções puerperais e aborto. Tendo vista, que a má qualidade de vida dos contextos familiares, onde ocorre a maioria dos óbitos maternos, a violência doméstica, o analfabetismo e a baixa renda indicam sua relação com a desigualdade social e de gênero.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2005 a razão de mortalidade materna foi de 74,7 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Na Bahia, de acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que a razão de morte materna foi de 68,7. Em Salvador, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2007 a taxa foi de 42,0.Os desafios para a redução da mortalidade materna.
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) e coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados acredita que o grande desafio é assegurar que o Estado brasileiro assuma as políticas que garantam a saúde integral da mulher. Para a deputada, lidar com o tema do aborto no combate à mortalidade materna é uma das principais lutas na redução da mortalidade materna. De acordo com Alice, é necessário tratar do objeto relacionado à subnotificação da morte de mulheres por aborto provocado no Brasil porque não há a descriminalização do aborto.

Nenhum comentário: