Pesquisa...

3 de fevereiro de 2011

Semana Pedagógica

Semana Pedagógica abre atividades da Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação deu início ao ano letivo com a abertura da tradicional Semana Pedagógica, ontem pela manhã, no Centro Cultural Schubert. Participaram da solenidade o prefeito Moacir Silva, o secretário de Gabinete, André Bespalez Correa, e a diretora da secretaria, Elizângela Pierin dos Santos. Um dos destaques da programação é a participação do professor Renilson José Menegassi, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Menegassi foi o palestrante do mini-curso ‘Práticas de Leitura e Produção de Texto - da Educação Infantil ao Ensino Fundamental', que contou com a participação de aproximadamente 400 profissionais da rede municipal de ensino. Menegassi também coordenará, hoje (1), a partir das 8h30, o mini-curso ‘Entre a Alfabetização, o Ensino da Gramática e a Análise Linguística: O que pensam e fazem os professores?'.


Moacir Silva destacou os recentes avanços na área educacional, um dos setores prioritários da administração municipal. "Obtivemos reconhecimento nacional através dos selos de qualidade em Educação Infantil do programa de formação à distância Formar em Rede, e também é preciso ressaltar a evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que saltou de 4.7 para 5.3", disse. O prefeito também mencionou a viabilizando de salas multifuncionais e onze laboratórios de informática, além da criação do Núcleo de Tecnologia Municipal, que funciona na escola Souza Naves.

Complemento

O dia 2 será dedicado às apresentações dos projetos dos professores: ‘Promovendo a Arte' (9h), ‘Meio Ambiente - Dengue' (9h30), ‘Sacola Literária' (10h), ‘Aprendendo e Brincando ou Brincando e Aprendendo' (10h30), ‘Gestão Escolar' (11h05), ‘apresentação artística dos alunos da Escola Doutor Germano Rudner' (13h), ‘Ler: Libertar, Expressar e Recriar' (13h45), ‘Horta- Plantar, Cuidar e Colher' (14h05), ‘Espaços Sagrados em Nosso Bairro' (14h45), ‘Conhecendo Instrumentos Musicais' (15h05) e ‘Arte na Escola' (15h45).

Nos dias 3 e 4, a programação será desenvolvida nos estabelecimentos de ensino, creches e centros de educação infantil, com a organização do atendimento das instituições, elaboração do plano de ação para as escolas (considerando o diagnóstico realizado no ano passado), estudo e revisão do plano de ação das creches e CMEIS. As aulas serão retomadas oficialmente no dia 8 de fevereiro (terça-feira).
 

Nenhum comentário: