Pesquisa...

7 de fevereiro de 2011

Proinfo - 2011

Iniciamos 2011 com o curso Introdução à Educação Digital para os Secretários de toda rede Municipal de Ensino,totalizando 19 escolas.


As escolas que participaram do curso foram:

Escola Municipal Profª Analides de Oliveira Caruso

Escola Municipal Jardim Birigui

Escola Municipal Papa Pio XII

Escola Municipal Vinicius de Morais

Escola Municipal São Francisco de Assis

Escola Municipal Malba Tahan

Escola Municipal Dr. Germano

Escola Municipal Sebastião de Mattos

Escola Municipal Jardim União

Escola Municipal Souza Naves

Escola Municipal Rui Barbosa

Escola Municipal Ouro Branco

Escola Municipal Serra dos Dourados

Escola Municipal Carlos Gomes

Escola Municipal São Cristovão

Escola Municipal Evangélica

Escola Municipal Dr.Ângelo Moreira da Fonseca

Escola Municipal Manoel Bandeira

Escola Municipal Paulo Freire


Os Secretários participantes do curso foram:
Mara Cristina Rocha

Carolina de Amorim Boucault

Osmar Mendes das Neves

Anderson das Fonseca

Cristiane Ferreira Berto

Regiane Ribeiro de Castro

Ana Paula da S. Melo

Ana Maria Da S. Furlan

Vanessa Augusto Praça

Maria de L. L. De Azevedo

Wanessa Torres dos Santos

Caroline S. Garcez

Dayany Cristine da Cruz Siqueira

Jaqueline Marino

Tayane Pereira Colto

Michelli Canejin

Daisy Ganacin

Fernanda B. da Silva

Sueli B. Biguetti

Marcia N. Da S. Mrtinez

Eloid Chiulo

Regina Pelissari G.

Maria de Fatima S. Freze

Odete R. R. Garparine

Formadores: Anderson Melo,Bruna Rogério,Érica Bruno,Fernando Gonçalves e Leiny Estela.


31/01/2011

Writer: Iniciamos o curso com os secretários (as) das escolas municipais com uma turma de 11 cursitas e outra com 13 no total de 24 cursistas, nos horários de 13:30 às 17:00h.
Primeiro eles participaram de uma dinâmica a dos fósforo no qual todos se apresentaram e falaram, quais são sua expectativas do curso.
Explicamos a eles à importância do curso e o motivo pelo qual foram convocados. Foi passado à eles que a partir deste ano de 2011, todas as escolas que já tem laboratório de informática e as que ainda serão instaladas, terão como responsáveis para ligar as máquinas e checar seu funcionamento os secretários das escolas.
Portanto ensinamos para eles como se liga e desliga os computadores passo à passo.
Logo depois passamos o significado do Proinfo e seus objetivos, também conheceram todos os componentes do computador e aprenderam o que é hardware e software.
Depois iniciamos com o Writer (processador de texto), passamos um texto para eles digitarem e formatarem, cada aluno criou uma pasta e salvaram o texto em sua pasta.
Explicamos à eles sobre o planejamento,.
Por fim construíram o diário de bordo e salvaram em suas pastas. Percebeu-se que os cursistas não tiveram dificuldades, pois já tem algum conhecimento.

01/02/2011
Internet: No segundo dia de curso, tiveram como tema “Navegação pesquisa na internet e segurança na rede”.
Explicamos sobre a internet, o significado de www, e sobre os buscadores que temos como fonte de informações, como por exemplo o Google, Yahoo, Cade e Alata Vista.
Pedimos para eles entrarem no google e pesquisar alguns assuntos, eles copiaram algo e colaram no writer, formataram,logo depois pesquisaram imagens, copiaram uma e também colou no writer e também colocaram referência,também aprenderam a reconhecer um site confiável.
Ensinamos como criar um e-mail no hotmail e gmail. Mostramos o que é um log e para que serve , em seguida eles acessaram o blog do NTM e postaram recadinhos sobre o que estavam achando do curso.
Fizeram o diário de bordo, e salvaram em suas pastas. Passamos para eles uma tarefa para realizarem em casa e mandarem no e-mail no NTM.

 02/02/2011
Impress: Iniciamos a aula explicando a introdução do Broffice Impress, pedimos para acessarem o Impress, e ensinamos a formatar o plano de fundo, texto, mostrando as opções de layouts, transição de slides. Em seguida eles criaram slides e colocaram em prática o que mostramos anteriormente, e salvaram em suas pastas. Fizeram o diário de bordo, salvaram e copiaram a tarefa que passamos para realizarem e mandarem no e-mail no NTM.

03/02/2011
Calc: No quarto dia de curso ensinamos sobre o BrOffice Calc, explicamos o que é, os conceitos básicos e logo em seguida ensinamos a mesclar células,inserir os dados na tabela e colocados em ordem alfabética, inserir gráficos, inserir e renomear planilha, copiar e colar texto. Depois ensinamos a fazer cruzadinha e caça palavras , a formatar texto, formatar a largura da coluna e da linha e inserir figuras e bordas.
Os cursistas desenvolveram sua próprias cruzadinhas e salvaram em suas pastas. Fizeram diário de bordo e salvaram .Passamos a tarefa para eles mandarem no e-mail do NTM.

 04/02/2011
Zamzar: No último encontro ensinamos os cursistas a utilizar o site do zamzar. Eles fizeram pesquisa de vídeos no www.youtube.com, converter e fazer download pelo site www.zamzar.com, depois salvar o vídeo no computador ou no pendrive . Em seguida mostramos como baixar o programa Vdownloader, que é simples e rápido para baixar videos da internet.

Ensinamos também a fazer download de música pela internet através do site www.4shared.com, e também a transferir arquivos do computador para o pendrive e vice-versa.

Foi mostrado para eles como utilizar o “Nero” e o “Photoscape”. Fizeram diário de bordo e diário de avaliação, enviaram para o e-mail no NTM.

Coordenação
Néia




















Nenhum comentário: