Pesquisa...

21 de fevereiro de 2011

PROJEÇÃO

Umuarama em destaque na principal publicação brasileira sobre educação

 A destacada atuação da Secretaria Municipal de Educação, que elevou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 4.7 para 5.3, e que valeu o reconhecimento nacional através do Selo de Qualidade em Educação Infantil (Formar em Rede), no ano passado, esteve presente também na edição especial da revista Nova Escola (fevereiro). A publicação da Fundação Victor Civita, de circulação nacional, apresenta um apanhado das conquistas e desafios da educação brasileira. Ao prognosticar as seis práticas essenciais da alfabetização, perpassa a rica vivência dos estabelecimentos da rede umuaramense. Uma das entrevistadas é a professora Elaine Darli Bafilli, da escola Rui Barbosa, que aborda os desafios diários da leitura e escrita. "Meus alunos já sabem que todo dia vamos ter um texto diferente. Em alguns dias, são contos e, em outros, lendas ou textos informativos. Aproveito que eles conhecem muitas histórias para colocar os títulos preferidos no quadro e desafiar a turma a ler o que está escrito. Além disso, todos os dias as crianças escrevem textos variados. É uma forma de ajudá-las a se aproximar, ao mesmo tempo, das características do sistema e da linguagem", explica.

"É mais uma conquista importante, evidenciando a prioridade dada à qualidade do ensino no município", avalia o prefeito Moacir Silva.

Contexto

Segundo a matéria especial da revista Nova Escola, as principais ações pedagógicas podem ser agrupadas em seis práticas essenciais para uma alfabetização efetiva: identificar o que cada criança da turma já sabe; realizar atividades com foco no sistema de escrita; promover atividades com foco na linguagem; utilizar projetos didáticos para alfabetizar; trabalhar com sequências didáticas e incluir atividades permanentes na rotina. Insistir na leitura de um único gênero textual e pedir para que os alunos meramente copiem textos do quadro são apontados como alguns dos erros mais comuns em sala de aula.


Elaine Darli Bafilli e alunos da 1ª série da escola Rui Barbosa

Nenhum comentário: