Pesquisa...

29 de novembro de 2013

Alunos são premiados por trabalhos desenvolvidos no Concurso Campo Limpo

Seis alunos da rede municipal de ensino tiveram seus trabalhos reconhecidos na manhã desta quinta-feira (28). Após participarem do concurso cultural do Dia Nacional do Campo Limpo desenvolvido pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita) de Umuarama, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, as crianças mais bem avaliadas levaram prêmios especiais para casa.
A cerimônia de premiação aconteceu no auditório da Prefeitura, e contou com a presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Carlos Fávaro; da secretária de Educação, Cláudia Helena Squarcini e do gerente operacional da Adita, Waldir Baccarin.
Ao longo do ano, foram desenvolvidas diversas atividades que abordavam a preservação do meio ambiente e a conscientização das crianças no que se diz respeito à embalagens de agrotóxicos e demais materiais. “O objetivo principal do trabalho é levar a mensagem de que devemos cuidar do meio ambiente e fazer com que as crianças sejam os maiores porta-vozes desta luta”, destaca Baccarin.
Por isso, com o apoio das secretarias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente, seis escolas municipais participaram do concurso que foi dividido em várias etapas. No primeiro semestre do ano letivo foram ministradas palestras educativas sobre o trabalho do Sistema Campo Limpo nas escolas Jardim União, Carlos Gomes, Papa Pio XII, Serra dos Dourados, Benjamim Constant e Padre Anchieta. “Nesta etapa contamos com a colaboração e parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que ficou encarregada das palestras nas escolas”, ressalta Baccarin.
Cerca de 380 alunos participaram do projeto Campo Limpo e receberam as instruções necessárias para a elaboração das redações e desenhos. As crianças também conheceram de perto a logística da Adita e com base em todas estas informações, desenvolveram os trabalhos que foram avaliados por uma equipe pedagógica.
O concurso de desenho contou com a participação de 170 alunos que trabalharam com o tema "Mais reciclagem é menos lixo”. O concurso de redação contou com a participação de 210 alunos e com o tema “Por que reciclar é bom para o planeta?”.
Para a secretária de Educação, Claudia Helena Squarcini, iniciativas de empresas privadas e associações são fundamentais no trabalho pedagógico. “Se uma empresa ou associação tem essa preocupação social nosso trabalho é fortalecido. A oportunidade que essas crianças tem de ter um assunto como este trabalhado em sala de aula é muito valioso”, explica.
O secretário municipal Antonio Carlos Fávaro, acredita que o concurso contribui para várias esferas educacionais. “Além de desenvolver um olhar diferente dessas crianças para o meio ambiente, elas também possuem a oportunidade de trabalhar a forma como se expressam, como se comunicam e despertam seu lado artístico”, destaca.
PREMIADOS
Vários familiares acompanharam a cerimônia de premiação. Além das crianças, os professores e as escolas campeãs também receberam prêmios. Os alunos que conquistaram os primeiros lugares levaram para casa uma bicicleta, já os professores uma câmara fotográfica e as escolas uma impressora multifuncional. As crianças que ficaram nas segundas posições ganharam um MP4, os professores um HD externo e as escolas um micro system. Já os alunos dos terceiros lugares ganharam um kit escolar, os professores um pen drive e as escolas uma coletânea de livros do Monteiro Lobato.
A Escola Municipal de Serra dos Dourados foi destaque na premiação. A instituição levou pra casa três prêmios, sendo dois deles os primeiros lugares das duas categorias. A diretora da escola, Dalva Terezinha Gaspar Nascimento, alia isso ao trabalho desenvolvido com a equipe pedagógica. “Trabalhamos muitos projetos com nossos professores e damos todo o suporte pedagógico a eles, o que acaba refletindo em sala de aula. Torna os professores mais estimulados e comprometidos”, conta.
DESENHO

COLOCAÇÃO
ALUNO
PROFESSOR
ESCOLA
Renan Candido Bernini – 10 anos
Cecília Ferrari
Serra dos Dourados
Denilson Florenino Pestanha – 11 anos
Edomênia Castro
Papa Pio XII
Eloisa Cristina Nascimento Souza – 9 anos
Kelen Cristina
Carlos Gomes

REDAÇÃO

COLOCAÇÃO
ALUNO
PROFESSOR
ESCOLA
Vanessa Fernanda Novak – 10 anos
Cecília Ferrari
Serra dos Dourados
Jeferson Alessandro Schimtz – 10 anos
Jandira Pereira
Jardim União
Kemilly Gabrieli Cardoso do Santos – 9 anos
Cecília Ferrari
Serra dos Dourados














Nenhum comentário: