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11 de setembro de 2012

Formações de Educação Especial – Educação Inclusiva


11/09/2012

A Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Umuarama oferta Formação Continuada para os professores que atuam na Educação Especial e professores do Ensino Comum que atendem alunos com necessidades educacionais especiais.

A Formação Continuada é dividida em três modalidades:

1. Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado para professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais e para os profissionais do Programa de Apoio Pedagógico e Psicológico à Inclusão - PAPPI, ministrada pelas Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama, Eliza Revesso Vieira e Rivaldina de Souza Laguillo e pela Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama Elaine Cristina Rosa Simões.

2. Formação Continuada em Atendimento às Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Comum para professores de Apoio em Sala de Aula e professores da Sala Comum com alunos com necessidades educacionais especiais, ministrada pelas Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama, Eliza Revesso Vieira e Rivaldina de Souza Laguillo e pela Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama Elaine Cristina Rosa Simões.

3. Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado para professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, professores de Apoio em Sala de Aula, Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama e coordenadora do Programa de Apoio Pedagógico e Psicológico à InclusãoPAPPI, ministrada pela professora Paula Edicleia Bácaro, coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Maringá.

Todas as formações acontecem no Núcleo de TecnologiaNTM e tem por objetivo a atender aos profissionais diretamente envolvidos com a inclusão escolar municipal, subsidiando-os com conhecimentos acerca dos procedimentos necessários para atender a individualidade do aluno com necessidades educacionais especiais, através estudos e reflexões da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Educacional e na construção de Planos de Atendimento Educacional Especializado - PDI que contemplem as necessidades e habilidades do aluno e que apontem as medidas pedagógicas a serem tomadas, os recursos e materiais que serão utilizados como meios de acessibilidade aos conteúdos escolares.





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