Pesquisa...

9 de março de 2012

Projeto intensifica alfabetização nas escolas




Prefeitura investe em pesquisa e formação de professores para garantir a alfabetização dos alunos até os 8 anos

 






Com a implantação do ensino fundamental de nove anos em 2008 e das novas diretrizes (nº 007, de 14 de dezembro de 2010), a alfabetização passou a compreender um ciclo de três anos (1º, 2º e 3º anos). Ao final deste período, todo o aluno deve estar alfabetizado, sabendo ler e escrever com tranquilidade.
Preocupada com este direito, que deve ser garantido a todos os alunos, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Umuarama tem investido em pesquisa e formação continuada, buscando compreender questões que influenciem positiva ou negativamente na alfabetização.
A partir das necessidades observadas para garantir qualidade no processo para todos os alunos, a secretaria iniciou em 2011 um projeto de intensificação para atendimento dos alunos com dificuldade de aprendizagem. Em 2012, um projeto específico também conta com a participação dos professores alfabetizadores.
No ano passado, a Secretaria de Educação atendeu professores e alunos do 3º ano das escolas municipais, no objetivo de reduzir o índice de reprovação no final do primeiro ciclo (3º ano). O resultado de quatro meses de trabalho (reforço e formação continuada) foi positivo, pois reduziu de 29% para 16% o percentual de retenção.
Em 2012, a Secretaria de Educação está priorizando o atendimento aos alunos e professores do 1º ano das escolas municipais. No último dia 28, no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), o primeiro grupo de professores iniciou o assessoramento semanal para planejar a ação pedagógica, organizando o trabalho a ser executado diretamente com alunos do 1º ano.
Os professores foram recebidos pela coordenadora de Alfabetização da Secretaria de Educação, Telma Cristina Barbosa Erhardt, e pelas professoras da rede municipal, Marta Almeida de Souza Klichowski e Elaine Darli Baffilli Hirt, ambas com vasta experiência na alfabetização. Juntas, elas estão conduzindo os professores na análise, seleção e planejamento das aulas para garantir sucesso na aprendizagem.
O resultado deste trabalho beneficiará diretamente 41 professores e 850 alunos matriculados no primeiro ano.






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