Pesquisa...

25 de novembro de 2011

Dia do Doador de Sangue

Nesta sexta-feira (25), comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data especial para quem já precisou receber ajuda para sobreviver e também para quem se dispõe a salvar vidas.
Doar sangue é também uma forma de verificar como está a saúde, já que, antes da doação, é necessário que o sangue seja submetido a análises que podem apontar problemas ou alterações que devem ser investigados.

Para fazer a doação, é preciso seguir alguns critérios e normas técnicas que são determinados pelo Ministério da Saúde. Essas normas protegem o doador e o paciente que vai receber o sangue. Os homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalos mínimos de 60 dias, e as mulheres possuem a liberação de três doações por ano, com intervalos de 90 dias.

Na hora de doar, o candidato deve estar munido de documento de identificação com foto, ter entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimento gorduroso até quatro horas antes da doação.

“O sangue é crucial para a preservação da vida de um paciente, seja em casos de tratamento como a quimioterapia, transfusões de sangue ou sangramentos agudos. Mesmo com o belíssimo trabalho que o Hemoal desenvolve em Alagoas, precisamos que a população colabore mais. Doar sangue é um ato de amor, é de graça e não faz mal algum” comenta a Dra. Isabela Barreto, endocrinologista do Hapvida Saúde.

Impedimentos temporários

Mesmo estando dentro dos padrões básicos para doar sangue, existem alguns fatores temporários que podem impedir a ação. Entre eles, pode-se destacar: estar com febre ou gripado; gravidez; estar no período de pós-parto; estar fazendo uso de medicamentos; ter recebido transfusão de sangue no último ano; ter feito tatuagem no último ano, entre outros.

Os impedimentos definitivos são: ter tido hepatite após os 10 anos de idade; possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças como hepatite (B e C), Aids, doenças associadas as vírus HTLV I e II , doença de Chagas, malária e fazer o uso de drogas injetáveis.

As pessoas que procuram os centros de doação apenas para saber se estão contaminadas com vírus como o da Aids podem e devem fazer o exame em outros locais. Existem centros de testagem anônimos e gratuitos. Em Maceió o Pam Salgadinho realiza este tipo de exame gratuitamente.


 

Nenhum comentário: