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14 de junho de 2011

Redes de conhecimento e plataformas colaborativas em prol da educação 

 

A Coordenadora do NTM iniciou nesta segunda feira o curso Educopédia: autoria colaborativa entre educadores para Gestores e Secretarias de Educação. O curso acontece 100% a distância, na plataforma Educopédia e as atividades serão desenvolvidas na Escola Municipal Sebastião de Mattos que participa do Programa Tonomundo, veja os conteúdos do curso. As transformações do mundo em que vivemos Conteúdo: A era do conhecimento e as novas relações com o saber, apresentação de como as tecnologias interferem e modificam a nossa rotina (conectividade, simultaneidade), perda do monopólio da escola, o perfil mais proativo dos alunos, o ciclo de vida dos conhecimentos, as relações colaborativas de trabalho e a influência da informática na produção do saberes, novas possibilidades de crescimento, de trocas, descobertas, de inovação e de inclusão digital (redes sociais). Educopédia: filosofia e potencial pedagógico Conteúdo: concepção da Educopédia, proposta pedagógica da Educopédia, descrição do ambiente, explicitação do potencial pedagógico do Projeto, descrição geral do funcionamento e suas relações com os demais projetos da Oi Futuro (abrangência), prospecção, importância de participação dos professores e dos estudantes, vantagens para os professores e para a aprendizagem dos alunos Geração digital Conteúdo: o perfil de jovens e crianças que vivem no mundo digital,  a rotina dos jovens e como essa rotina está alterada pelo uso de computadores, fatores de risco e de proteção das crianças e dos jovens, orientações para educadores e para os jovens e crianças dos riscos e dos cuidados que devem ser tomados com relação ao uso dos computadores  de modo a minimizar e evitar problemas de saúde, limitações do mundo digital e as possibilidades, relação entre presencial e virtual e suas relações com o real Redes sociais e a construção do conhecimento Conteúdo: definição de redes sociais, links e exemplos utilizando as sugestões do parceiro, importância da participação nas redes, orientação sobre os riscos e os cuidados, os diferentes tipos de redes sociais e como elas funcionam (redes de relacionamento e redes de aprendizagem), educação aberta, busca de conhecimentos que o próprio aprendiz faz. Objetos de aprendizagem e repositórios Conteúdo: definição e características, apresentação de diferentes repositórios de objetos, possibilidades pedagógicas dos objetos de aprendizagem.  Produção de material didático digital  Conteúdo: planejamento da proposta de material didático digital, características do material para web e linguagem e texto do material didático utilizado na web.  Educopédia: plataforma de aprendizagem Conteúdo: apresentação da plataforma, recursos da plataforma, potencial educativo da plataforma. Componentes curriculares: português e matemática Objetivos de cada componente curricular, orientações para organização das aulas, importância da inovação nessas áreas do conhecimento, metodologias propostas para esses componentes curriculares.  Produção de aulas digitais Proposta pedagógica das aulas digitais, composição das aulas digitais,  recursos e possibilidades para construção ou desenvolvimento das aulas digitais.  Publicação de aulas digitais Conteúdo: verificação as aulas digitais, publicação das aulas digitais, atualização e utilização das aulas digitais. Saiba um pouquinho sobre a plataforma “Trata-se de uma plataforma que reúne aulas digitais, objetos de aprendizagem e cursos extras. Os conteúdos foram criados por professores da rede do Rio, validados por um time de coordenadores e disponibilizados para qualquer profissional de ensino. Trabalhamos com conteúdos de todas as áreas de conhecimento, mas também podemos e devemos investir nos temas transversais, como meio ambiente e a própria sustentabilidade, o tema deste ano do Oi Tonomundo. Faço, inclusive, esse convite aos professores de todo o país: que criem conteúdos sobre sustentabilidade”, disse.

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