Pesquisa...

14 de junho de 2011

Lançamento do projeto Lixo Vale 


 

Aconteceu na manhã de sábado (04), às 8h, na Escola Municipal Vinícius de Moraes, o lançamento do projeto Lixo que Vale. A iniciativa surgiu para incentivar a separação do lixo reciclado por parte dos moradores dos bairros Jabuticabeiras e Sete Alqueires. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Antonio Carlos Favaro explicou em seu discurso a comunidade como será aplicado o projeto, como será feita a coleta e a troca destes resíduos recicláveis por alimentos. O lixo reciclado será coletado todos os sábados, das 8h às 12h, por funcionários da Prefeitura, que percorrerão as principais ruas dos bairros. O material será pesado e transformado em uma ‘moeda verde’. Este material reciclado será entregue na Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados de Umuarama (Cooperuma). A cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras, no horário das 13h às 17h, a Prefeitura disponibilizará veículo e funcionários que ficarão em frente ao ginásio de esportes, onde a população - de posse da ‘moeda verde’ - fará a troca por alimentos disponíveis no dia. Ainda ressaltou que o “Lixo que Vale é uma ação que promove adequação, limpeza e aproveitamento destes materiais, melhorando a qualidade do meio ambiente dos moradores destes bairros”, disse. Um trabalho diferenciado, também vai acontecer no bairro Jabuticabeiras. Dentro do pátio da Escola Municipal Vinícius de Moraes vai ter um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) com o objetivo de receber os materiais recicláveis trazidos pelos alunos. O material reciclável será comercializado e a receita obtida ficará com a escola, para uso em ações de seu interesse, sempre com a participação de pais, alunos e professorado. A diretora da escola Municipal Vinicius de Moraes, Dewayme Lopes Galtarossa disse que “Os professores desta escola já vem trabalhando com os alunos a importância de se preservar e cuidar do meio ambiente, somos parceiros neste projeto e temos orgulho disso,” falou.

O prefeito Moacir Silva, que tem sido um dos maiores incentivadores de projetos que visam à preservação ambiental em todo o município, falou da importância de Umuarama ter um projeto como este. “Acredito que este projeto será exemplo para outros municípios, outros trabalhos tem sido realizados aqui, a ampliação do posto de saúde e revitalização do ginásio de esportes são algumas delas. Temos que fazer com que Umuarama cresça, mas cresça dando qualidade de vida aos umuaramenses,” reafirmou.

Estavam presentes no evento os vereadores Cacique, Hermes Pimentel e Osvaldino Leiteiro. O representante da reitoria da Unipar Nilvio Olrives, o chefe Regional da Emater Orivaldo Candido da Silva, o promotor do meio ambiente Marcos de Souza, o vice presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente Odair Federic, o representante da Sanepar Eder Robson e demais representantes do município.

Nenhum comentário: