Pesquisa...

8 de novembro de 2012

08 de Novembro - Dia Mundial do Urbanismo


http://www.linkatual.com/wp-content/uploads/2010/11/urbanismo1.jpgO Urbanismo é um campo do conhecimento considerado como ciência que tem a cidade como principal objeto de estudo. O Dia Mundial do Urbanismo foi decretado pela "Organización Internacional del dia Mundial del Urbanismo", em Buenos Aires - Argentina, com o objetivo de repensarmos e refletirmos melhor sobre o urbanismo, bem como as reais condições de vida da população das cidades.
Uma trilogia de elementos naturais é o emblema desta data comemorativa: o sol (representado em amarelo), a vegetação (representada em verde) e o ar (em azul), com o objetivo de fortalecer o equilíbrio entre o meio natural e o meio antrópico (urbanizado) nas grandes cidades.
Mais da metade da população mundial vive atualmente em áreas urbanas por causa da desvalorização da vida no campo e a continuidade do êxodo rural.
Em 1900, um décimo da população da Terra vivia em cidades. Há décadas, quando se falava em ecologia urbana, era basicamente a poluição do ar ou das águas de abastecimento.
Hoje, a complexidade das preocupações ambientais urbanas cresce consideravelmente: Impermeabilização de solos, com impactos diretos sobre a vida da população (enchentes), edifícios doentes, emissão de gases do efeito estufa, poluição do ar, sonora e hídrica; produtos nocivos à camada de ozônio, intoxicação por inseticidas domésticos, contaminação por amianto, ilhas de calor, destruição dos recursos naturais; desintegração social; desemprego; perda de identidade cultural e de produtividade econômica.
As formas de ocupação do solo, o provimento de áreas verdes e de lazer, o gerenciamento de áreas de risco, o tratamento dos esgotos e a destinação final do lixo coletado, muitas vezes, deixam de ser tratados com a prioridade que merecem.

Nenhum comentário: