Escolas
municipais apresentarão projetos pedagógicos no desfile cívico
Anualmente
centenas de pessoas homenageiam Umuarama e levam para a Avenida
Paraná a satisfação de pertencer ao Município. Marcado para
acontecer na manhã do dia 23 de junho, o desfile cívico
comemorará o 58º aniversário da Capital da Amizade e reunirá além
de alunos da rede municipal de ensino, diversos representantes de
entidades, órgãos governamentais, colégios estaduais,
universidades e empresas.
As
23 escolas municipais de Umuarama já estão com os preparativos em
ritmo acelerado para o evento. A cada ano, os alunos apresentam
particularidades especiais de Umuarama. Em 2012, os estudantes usaram
maquetes, faixas, desenhos e apresentações artísticas para
ilustrar as características dos bairros em que residem. Já este
ano, as instituições levarão para a avenida os projetos
pedagógicos que são desenvolvidos dentro das salas de aula.
Cada
escola levará um projeto diferente. Os
alunos da Escola Municipal Sebastião de Mattos, por exemplo,
apresentarão o “Dança e Cidadania”, uma iniciativa da Escola de
Dança Ballerina com incentivo do Ministério da Cultura e apoiada
pela Prefeitura de Umuarama. Há dois anos, as professoras Lígia
Carolina Tonial e Claudia Tonial, realizam um trabalho de cidadania
com 120 alunos através do balé e do street dance.
Semanalmente,
os estudantes saem do ambiente escolar e são transportados
gratuitamente até a academia de dança, onde aprendem durante uma
hora todos os fundamentos de cada estilo. “As aulas para essas
crianças são exatamente iguais às aulas particulares. Também
fornecemos todo o material necessário, como uniformes e transporte
para cada um deles”, destaca a professora Lígia.
Segundo
a professora, os alunos já estão apresentando mudanças expressivas
no comportamento e no condicionamento físico. “O importante das
aulas de dança é ter regularidade. Quando se torna algo constante
no cotidiano das crianças os resultados surgem com rapidez. Já
percebi que eles estão mais calmos e menos ansiosos, também percebo
um lado extremamente positivo em relação à mudança de ambiente”,
conta.
O
projeto acontece em contraturno escolar e a coordenação pedagógica
não obriga os estudantes a participarem. “Nós divulgamos a
oportunidade e os benefícios do projeto, os interessados se
inscrevem. Este trabalho além de estimular o exercício físico e a
disciplina, insere os alunos em um ambiente diferenciado”, ressalta
a diretora da Escola Sebastião de Mattos, Sirlene Mirlani de
Carvalho Paintner.
O
envolvimento da escola é importante para a efetividade do projeto,
já que deve haver uma ligação permanente entre a academia de dança
e a coordenação pedagógica para o controle presencial e estímulo
de participação. “Ter o apoio da escola é fundamental, pois se
não houver um incentivo dentro da sala de aula não conseguimos
atingir os resultados esperados. Além disso, é a escola que cuida
da lista de espera dos participantes e preenche as vagas que surgem”,
explica Lígia.
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