05 de novembro, o Brasil comemora o Dia da Cultura e da Ciência. A data foi institucionalizada em 15 de maio de 1970 com a Lei nº 5.579 e tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico e expressões culturais em todo o país.
Cultura é o conjunto de costumes, tradições, conhecimentos, instituições e valores partilhados por determinado grupo social que seguem um padrão. São as manifestações intelectuais, sociais e artísticas que caracterizam determinada sociedade.
Ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Refere-se ainda à investigação, estudo e descoberta de novos conhecimentos.
Escolas, Faculdades, Instituições e Centros de Cultura em todo o mundo percebem que para se construir uma cultura consolidada e um saber científico valorizado é necessário se investir em educação. A educação deve se pautar em práticas que envolvam ciência e cultura desde os anos inciais.
O escritor Luís Hernandes Matos Leite, imperatrizense, 19 anos, autor de Questionamento Matinal e licenciando em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG), fala sobre a importância da data dedicada à Ciência e Cultura. “Este é um dia especialmente dedicado à cultura e à ciência, é a data na qual se comemoraria o aniversário de Ruy Barbosa; uma figura tão significativa para a literatura e a política brasileira. Reservar este dia para celebrar a cultura e a ciência é antes de tudo um convite ao questionamento. Precisamos cultivar em nossas escolas as manifestações próprias do nosso povo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário