Semana Pedagógica debate perspectivas do ensino fundamental de nove anos
A Secretaria Municipal de Educação encerrou com sucesso a programação da Semana Pedagógica, ontem (13) à tarde. O teatro Neiva Pavan Machado Garcia (campus sede da Unipar) esteve completamente tomado para a
palestra ‘As Perspectivas do Ensino Fundamental de Nove Anos, com Ênfase no Currículo', ministrada pela professora Aricélia Ribeiro Nascimento, assessora técnica em assuntos educacionais do Ministério da Educação (MEC).
"Foi gratificante contarmos com representantes de dezenas de municípios da região da Amerios", avaliou o prefeito Moacir Silva, que também saudou os representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O anfitrião enalteceu a evolução dos estabelecimentos da rede pública municipal na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Mais de 90% dos 22 estabelecimentos avaliados melhoraram os desempenhos, contribuindo para que o município saltasse de 4.7, em 2007, para 5.3. Em alguns casos, mesmo a meta nacional para 2021, de 6.0, foi alcançada e até superada. A escola Papa Pio XII (Lovat) obteve 6.7 e São Cristóvão, no bairro homônimo, 6.0.
Complemento
O auditório do campus III da Unipar e o Centro Cultural Schubert receberam as atividades de formação de aproximadamente oitenta estagiários. O tema ‘O Brincar Também é Educação' foi abordado pelo formador Fábio Sakata, coordenador do programa Ações Complementares. A secretária Silvia Basso afirmou que debater temas como o ensino fundamental de nove anos "é uma das tarefas emergentes da educação nacional" e que a etapa de formação foi bem sucedida, principalmente pela profundidade das abordagens e aproveitamento de professores e educadores das escolas municipais, creches e Centros de Educação Infantil (além dos profissionais das localidades da região).
Nenhum comentário:
Postar um comentário