Pesquisa...

29 de setembro de 2010

A Lição do Bambu

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada. Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu. Mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.

Um escritor americano escreveu:

"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês":

você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento,e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos.

Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e, com ele, virão crescimento e mudanças que você jamais esperava...

O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos,de nossos sonhos... especialmente no nosso trabalho,
(que é sempre um grande projeto em nossas vidas)

É que devemos lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.

Tenha sempre dois hábitos:

Persistência e Paciência, pois você merece alcançar todos os sonhos!!!

É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.

Autor desconhecido


Lucinéia Neves
Coordenação
29/09/2010

18 de setembro de 2010

♥♥♥ Proinfo ♥♥♥

Informativo!!!

ProInfo Integrado Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado)


O que é?
O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.



CURSOS OFERTADOS

Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).


Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.

- utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.


Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.
Lucinéia Neves
Coordenadora NTM - Umuarama

1 de setembro de 2010

Programação extensa comemorou o 55º aniversário em altíssimo estilo



 Em comemoração aos 55 anos de Umuarama, uma extensa agenda foi cumprida nas últimas semanas. O ponto alto, na manhã do último sábado, foi o tradicional desfile cívico-militar, na avenida Paraná. Segundo estimativas, mais de 12 mil pessoas prestigiaram o evento. No palanque, diversas autoridades, como o prefeito Moacir Silva, a primeira-dama e presidente do Provopar, Waldete Zafanelli do Amaral Silva, o deputado estadual Fernando Scanavaca e o ex-prefeito Tuguio Setogutte, que na véspera recebeu o título de cidadão honorário do município.

O desfile contou com as participações da Banda Municipal 26 de Junho, Tiro de Guerra 05-012, 5ª Companhia Independente da Policia Militar, 3º Sub-Grupamento de Bombeiros/5º Grupamento de Bombeiros da Policia Militar do Paraná, Batalhão da Polícia Ambiental/Força Verde, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Colégio Estadual Bento Mussurunga, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Fanfarra Municipal de Ivaté, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Colégio Estadual Pedro II, Miss Umuarama, Ordem Demolay, ACEU (Associação Cultural e Esportiva de Umuarama), AFSU (Associação de Futsal de Umuarama), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Pilotos de Kart, Rota 323, Automóvel Clube, Associação dos Trilheiros, Associação Umuaramense de Kart-Cross, Colégio Agrícola Estadual, frota de veículos novos da Prefeitura, empresas e representações das escolas municipais. "O mais gratificante, sem dúvida, foi a participação maciça da população. Com uma agenda recheada de atrações, contribuímos para resgatar o bom bairrismo, que é o resgate do civismo e do compromisso com a cidade em que vivemos", avalia o prefeito Moacir Silva.



Dia da Cidadania

Também no sábado, o Centro Poliesportivo foi palco das ações integradas do Dia da Cidadania. Das 13h às 18h, foram prestados diversos serviços gratuitos à população. Outro atrativo foi o Umuação, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) e com o curso de educação física da Unipar (Universidade Paranaense), através do projeto Espaço de Lazer.



Show memorável

Outro destaque foi o memorável show dos Titãs, que levou mais de cinco mil pessoas ao estádio Lucio Pipino na sexta-feira à noite. Por mais de duas horas, a clássica banda desfilou um repertório de antigos e recentes sucessos. "Parecem com os bons vinhos. Envelhecem e ficam ainda melhores", comentou o industriário Emerson Alves. A atração foi gratuita, a exemplo da etapa final do FEMUCAM, no sábado à noite (Santos Dumont). O encerramento do Torneio Leiteiro foi outro destaque do final de semana.



55 ANOS de UMUARAMA


Jogos Infantis chegam ao fim em clima de confraternização




A competição enfocou a importância do... A primeira edição dos Jogos Infantis das Escolas Municipais de Umuarama foi encerrada ontem à tarde, com a solenidade de premiação e uma grande confraternização. O evento foi promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio da Secretaria de Educação. As disputas tiveram início na primeira quinzena de junho e movimentaram os ginásios Amário Vieira e Mário Oncken.

Os Jogos Infantis integraram a programação oficial do 55º aniversário do município e surgiram com o objetivo de promover a integração e oportunizar o acesso à prática esportiva. Participaram aproximadamente 1500 alunos de 1ª à 4ª série. Foram disputadas as seguintes modalidades: queimada, cabo de guerra, corrida de estafetas e mini-futsal.

Ao todo, dezoito estabelecimentos foram representados: Professora Analides Caruso, Doutor Ângelo Moreira da Fonseca, Evangélica, Doutor Germano Rudner, Jardim Birigui, Jardim União, Malba Tahan, Ouro Branco, Padre José de Anchieta, Paulo Freire, Rui Barbosa, São Cristóvão, São Francisco de Assis, Sebastião de Matos, Senador Souza Naves, Tempo Integral e Vinícius de Moraes.

"Despertar entre os mais jovens o interesse pela prática esportiva é fundamental e este é foi o propósito da atuação das secretarias de Esporte e Lazer e da Educação através dos Jogos Infantis", avalia o prefeito Moacir Silva.



Auxiliares gerais da rede municipal de ensino participam de formação dirigida



... A Secretaria Municipal de Educação encerrou no dia 30 de julho, no auditório do campus III da Unipar, o curso de formação dirigida para os 145 auxiliares de serviços gerais da rede. Com oito horas de carga horária, contou com ginástica laboral, palestras sobre 'saúde mental' (a cargo do curso de Psicologia da Universidade Paranaense) e 'higiene e alimentação escolar' (ministrada pela nutricionista Fabiana Tonon Laino, chefe da Divisão de Merenda Escolar).

Semana Pedagógica debate perspectivas do ensino fundamental de nove anos


 A Secretaria Municipal de Educação encerrou com sucesso a programação da Semana Pedagógica, ontem (13) à tarde. O teatro Neiva Pavan Machado Garcia (campus sede da Unipar) esteve completamente tomado para a

palestra ‘As Perspectivas do Ensino Fundamental de Nove Anos, com Ênfase no Currículo', ministrada pela professora Aricélia Ribeiro Nascimento, assessora técnica em assuntos educacionais do Ministério da Educação (MEC).

"Foi gratificante contarmos com representantes de dezenas de municípios da região da Amerios", avaliou o prefeito Moacir Silva, que também saudou os representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O anfitrião enalteceu a evolução dos estabelecimentos da rede pública municipal na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Mais de 90% dos 22 estabelecimentos avaliados melhoraram os desempenhos, contribuindo para que o município saltasse de 4.7, em 2007, para 5.3. Em alguns casos, mesmo a meta nacional para 2021, de 6.0, foi alcançada e até superada. A escola Papa Pio XII (Lovat) obteve 6.7 e São Cristóvão, no bairro homônimo, 6.0.

Complemento

O auditório do campus III da Unipar e o Centro Cultural Schubert receberam as atividades de formação de aproximadamente oitenta estagiários. O tema ‘O Brincar Também é Educação' foi abordado pelo formador Fábio Sakata, coordenador do programa Ações Complementares. A secretária Silvia Basso afirmou que debater temas como o ensino fundamental de nove anos "é uma das tarefas emergentes da educação nacional" e que a etapa de formação foi bem sucedida, principalmente pela profundidade das abordagens e aproveitamento de professores e educadores das escolas municipais, creches e Centros de Educação Infantil (além dos profissionais das localidades da região).

Escola Municipal Souza Naves

TORNEIO LEITEIRO



Vencedores de concurso de redações recebem premiação no Souza Naves


O prefeito Moacir Silva e os secretários municipais Antonio Carlos Favaro (Agricultura) e Silvia Basso (Educação) fizeram ontem (18) à tarde a entrega dos troféus referentes à premiação do concurso de redações tematizando o 1º Torneio Leiteiro de Umuarama, evento que integrou a programação oficial do 55º aniversário do município. Realizado de 25 a 27 de junho, o torneio apresentou exposição de bezerras, equipamentos, veículos e alternativas para elevar a produção, praça de alimentação, muitas opções de entretenimento e uma competição de ordenha com animais selecionados. O principal objetivo foi chamar a atenção para as vantagens do consumo do leite e seus derivados, bem como para a importância econômica da atividade.

Os alunos da 3ª série da escola Senador Souza Naves aproveitaram a oportunidade para conhecer na prática o conteúdo ministrado na sala de aula na disciplina de ciências, e souberam expressar muito b em o aprendizado através dos textos selecionados, na avaliação da comissão organizadora.

                                                                                                                                                                

EVENTOS DAS ESCOLA SOUZA 
DESFILE CIVICO – 26/06/2010

TEMA DO DESFILE: MEIO AMBIENTE
TEMA DA ESCOLA: PROTEÇÃO A FAUNA.

DESENVOLVIDO O TRABALHO EM SALA, FAZENDO O RESGATE DA HISTÓRIA DA FAUNA DO MUNICIPIO DESDE SUA FUNDAÇÃO, A FAUNA ANTES DO PROGRESSO E A FAUNA APÓS O “PROGRESSO” REALIZAMOS O TRABALHO EM PARCERIA COM A POLICIA DA FORÇA VERDE E UNIPAR ( UNIVERSIDADE PARANAENSE ) E IAP ( INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANA)
A POLICIA DA FORÇA VERDE REALIZOU NA ESCOLA UMA CONVERSA COM OS ALUNOS DE ORIENTAÇÃO A RESPEITO DA FAUNA A PARTIR DE SLIDES E COM APRESENTAÇÃO DE ANIMAIS EMPALHADOS DE NOSSA FAUNA.
NA VISITA AO MUSEU DA UNIPAR, O APRENDIZADO FOI ATRAVES DE EXPLICAÇÕES DE UM BIOLOGO, QUE ORIENTOU OS ALUNOS E PROFESSORES, DANDO INFORMAÇÕES DE ESPÉCIES DE NOSSA FAUNA BEM COM ORIENTAÇÕES SOBRE CUIDADOS E PRESEVAÇÃO.
COM UM TECNICO DO IAP, APRENDEMOS SOBRE A IMPORTANCIA DA RESERVA LEGAL PARA A PRESERVAÇÃO E PROLIFERAÇÃO DAS ESPÉCIES DE NOSSA FAUNA.


AÇÕES COMPLEMENTARES: DANÇA

COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER E PROPORCIONAR O REGATE DE VALORES CULTURAIS E O PRAZER DA ATIVIDADE LÚDICA PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM CONTRA –TURNO. A ESCOLA EM PARCERIA COM ASECRETARIA DA EDUCAÇÃO E UNIPAR ( UNIVERSIDADE PARANAENSE), OFERECEU AULAS DE DANÇA PARA ALUNOS DE 1º ANO A 4ª SÉRIE.



ATIVIDADE DE LEITURA:

A LEITURA É A PORTA DE ENTRADA PARA INSERIR O CIDADÃO NO MUNDO. COM O OBJETIVO DE FORMAR LEITORES COMPETENTES E POR CONSEQUENCIA ESCRITORES COMPETENTES A ESCOLA REALIZA ATIVIDADES DE LEITURAS ONDE PROFESSORES LEEM PARA PROFESSORES E ALUNOS DE ANOS/SÉRIES DIFERENTES LEEM UNS PARA OS OUTROS. 


DIA DAS MÃES: MÃES NA ESCOLA

AS MÃES ESTIVERAM NA ESCOLA E REALIZARAM ENSINAMENTOS DE SUA EPOCA DE CRIANÇA, FAZENDO NA PRÁTICA JUNTO DOS ALUNOS, ATIVIDADES COMO: BRINCADEIRAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS, CANTIGAS DE RODA. O NOSSO OBJETIVO COM ESSE TRABALHO É VALORIZAR E RESGATAR A CULTURA, BEM COMO PROPICIAR AOS ALUNOS CONHECIMENTOS ESQUECIDOS NA HISTÓRIA DE SUAS FAMILIAS, TAMBEM ENRIQUECER O REPERTÓRIO DE BRINCADEIRAS NA ESCOLA.



DENGUE:

O TRABALHO QUE DESENVOLVEMOS NA ESCOLA É RESULTADO DO EMPENHO DE TODA A EQUIPE QUE COMPÕE O QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA E ALUNOS DE TODAS OS ANOS/SÉRIES, QUE DURANTE TODO O ANO ESTIVERAM EMPENHADOS EM CUIDADOS COM O NOSSO MEIO AMBIENTE. A PARTIR DE ORIENTAÇÕES REALIZARAM COM USO DE UM COLETE OS CUIDADOS COM O AMBIENTE ESCOLAR, POIS NO INICIO DO ANO LETIVO QUANDO NA VISITA DE AGENTES DE SAUDE HAVIA FOCOS DE DENGUE NO PATIO DA ESCOLA DEVIDO AO LIXO QUE OS PROPRIOS ALUNOS JOGAVAM APÓS LANCHAR. OS RESULTADOS DO TRABALHO HOJE É UMA ESCOLA LIMPA, BEM CUIDADA POR TODOS E LONGE DA DENGUE.

TRABALHO DE CAMPO : ALUNOS 3º ANO B – PROFESSORA NERCY DE SOUZA FAGUNDES DE LIMA.

CONTEUDO: SER HUMANO E SAÚDE – EMPOBRECIMENTO DO SOLO E SUAS IMPLICAÇÕES.
A PROFESSORA DESENVOLVEU O TRABALHO DE CAMPO COM O ACOMPAMENTO DA COORDENAÇÃO, REALIZANDO UMA VISITA A HORTA, ONDE HÁ O CULTIVO DE ALFACE HIDROPONICA, COM O INTUITO DE ESCLARECER O CONTEUDO AOS ALUNOS LEVANDO-OS NA PRATICA A OBSERVAÇÃO BEM COMO OBTIVERAM O CONHECIMENTO A PARTIR DE EXPLICAÇOES DE UM TECNICO EM HIDROPONIA, QUE FALOU SOBRE AS POSSIBILIDADES DE PRESERVAR O SOLO E A SAÚDE ATRAVES DO CULTIVO E CONSUMO DE PRODUTOS HIDROPONICOS.