Pesquisa...
27 de maio de 2010
Participação de UMUARAMA no PROINFO
OBÁÁÁÁÁÁÁÁ´.....OS LABORATÓRIOS CHEGARAM!!!!!!
No início de 2009 o município aderiu ao Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO, oferecido pelo governo federal.
PROINFO é um programa educacional criado para promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informações e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino.
O Governo Federal oferece os equipamentos e o município a infraestrutura das salas como: mobiliário, rede elétrica, ar condicionado, reformas e adequações necessárias.
Neste primeiro momento o município fez a adesão de nove escolas , que estão recebendo neste mês seus laboratórios. As escolas são:
· Escola Municipal Dr. Ângelo
· Escola Municipal Dr. Germano
· Escola Municipal Paulo Freire
· Escola Municipal Analides
· Escola Municipal Padre José
· Escola Municipal Ouro Branco
· Escola Municipal Tempo Integral
· Escola Municipal Carlos Gomes
· Escola Municipal Serra dos Dourados
Cada laboratório é composto por: 1 (um) servidor multimídia, 8 (oito) microcomputadores, 17 (dezessete) terminais de acesso, 1 (uma) leitora de smartcard, 9 (nove) estabilizadores, 1 (uma) impressora e 1 (um) roteador wireless.
Para que o município participasse do Programa criou-se o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal –NTM, homologado pelo MEC em setembro de 2009, sob a coordenação de Lucinéia Neves da Silva Santos –Coordenadora do Ensino a Distância e Informática na Educação.
Este núcleo é responsável pela formação dos professores da rede municipal de ensino que irão trabalhar nos laboratórios.
A primeira capacitação já está acontecendo no NTM, iniciando com o curso: Introdução á Educação Digital, com carga horária de 40 horas presenciais, 60 professores participam desta etapa e até o final de 2010 espera-se que todos os professores da rede tenham concluído a primeira fase.
O curso tem como objetivo a inclusão digital dos profissionais da educação, buscando instrumentalizá-los para a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados nos laboratórios, usando os equipamentos como ferramenta pedagógica.
Em média o município investe em torno de 10.000 a 12.000 reais por laboratório.
Até julho a Secretaria de Educação fará a adesão das demais escolas do município.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário