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4 de junho de 2013

Escolas municipais apresentarão projetos pedagógicos no desfile cívico
Anualmente centenas de pessoas homenageiam Umuarama e levam para a Avenida Paraná a satisfação de pertencer ao Município. Marcado para acontecer na manhã do dia 23 de junho, o desfile cívico comemorará o 58º aniversário da Capital da Amizade e reunirá além de alunos da rede municipal de ensino, diversos representantes de entidades, órgãos governamentais, colégios estaduais, universidades e empresas.
As 23 escolas municipais de Umuarama já estão com os preparativos em ritmo acelerado para o evento. A cada ano, os alunos apresentam particularidades especiais de Umuarama. Em 2012, os estudantes usaram maquetes, faixas, desenhos e apresentações artísticas para ilustrar as características dos bairros em que residem. Já este ano, as instituições levarão para a avenida os projetos pedagógicos que são desenvolvidos dentro das salas de aula.
Cada escola levará um projeto diferente. Os alunos da Escola Municipal Sebastião de Mattos, por exemplo, apresentarão o “Dança e Cidadania”, uma iniciativa da Escola de Dança Ballerina com incentivo do Ministério da Cultura e apoiada pela Prefeitura de Umuarama. Há dois anos, as professoras Lígia Carolina Tonial e Claudia Tonial, realizam um trabalho de cidadania com 120 alunos através do balé e do street dance.
Semanalmente, os estudantes saem do ambiente escolar e são transportados gratuitamente até a academia de dança, onde aprendem durante uma hora todos os fundamentos de cada estilo. “As aulas para essas crianças são exatamente iguais às aulas particulares. Também fornecemos todo o material necessário, como uniformes e transporte para cada um deles”, destaca a professora Lígia.
Segundo a professora, os alunos já estão apresentando mudanças expressivas no comportamento e no condicionamento físico. “O importante das aulas de dança é ter regularidade. Quando se torna algo constante no cotidiano das crianças os resultados surgem com rapidez. Já percebi que eles estão mais calmos e menos ansiosos, também percebo um lado extremamente positivo em relação à mudança de ambiente”, conta.
O projeto acontece em contraturno escolar e a coordenação pedagógica não obriga os estudantes a participarem. “Nós divulgamos a oportunidade e os benefícios do projeto, os interessados se inscrevem. Este trabalho além de estimular o exercício físico e a disciplina, insere os alunos em um ambiente diferenciado”, ressalta a diretora da Escola Sebastião de Mattos, Sirlene Mirlani de Carvalho Paintner.
O envolvimento da escola é importante para a efetividade do projeto, já que deve haver uma ligação permanente entre a academia de dança e a coordenação pedagógica para o controle presencial e estímulo de participação. “Ter o apoio da escola é fundamental, pois se não houver um incentivo dentro da sala de aula não conseguimos atingir os resultados esperados. Além disso, é a escola que cuida da lista de espera dos participantes e preenche as vagas que surgem”, explica Lígia.








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