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31 de maio de 2012

Planejamento para o laboratório 2012 - Atividades de Matemática


 Planejamento:1º ano

Escola:
Monitora:
Turma:1º ano
Período:

Horário / Data


Disciplina

-Matemática
-História

Conteúdo

-Contagem de elementos e representação de forma convencional.
-História da matemática.


Objetivos

  • - -Contar elementos e representá-los de forma convencional;
-Fazer a relação entre quantidade e número.

Desenvolvimento
  • Assistir ao vídeo História dos números. Fazer comentários sobre o vídeo como: forma de contagem antes da invenção dos números, a importância dos números no nosso dia-a-dia etc. Desenvolver algumas atividades de contagem de elementos e por fim participar de algumas atividades on line no site atividades educativas ( memória dos números e Conta os cavalos marinhos página 3).
Recursos
-Google – pesquisa de imagens;
-Vídeo Yotube-História dos números
-Atividades educativas



Planejamento: 2° ano

Escola:
Monitora:
Turma:2º ano
Período:

Horário / Data


Disciplina

-Matemática


Conteúdo

-Situações-problemas envolvendo adição e subtração.


Objetivos

-Resolver situações-problemas envolvendo ideias de adição(juntar ou acrescentar) e subtração ( tirar ou diminuir).
Desenvolvimento
  • Assistir ao vídeo
Recursos






Planejamento: 3º ano


Escola:
Monitora:
Turma:3º ano
Período:

Horário / Data


Disciplina

-Matemática
-História

Conteúdo

-Situações -problemas envolvendo cálculos de adição e multiplicação com ideia de dobro, triplo e dúzia.
-História dos números

Objetivos

-Resolver situações-problemas envolvendo ideias de soma e multiplicação.
-Conhecer como foi criado os números, a necessidade da sua existência e a evolução dos cálculos.
Desenvolvimento
  • Assistir ao vídeo “História dos números das pedras ao computador”; fazer comentários como: as formas de representar quantidades, a presença dos números no nosso dia-a-dia e a sua utilização (contar, representar etc.); desenvolver as atividades ( situações- problemas) e para finalizar, através do site atividades educativas farão outras atividades de matemática on line ( página 4 Math adding e Tabuada do Dino página 53).
Recursos
-Google – pesquisa de imagem;
-Site atividades educativas;
-Vídeo You tube História dos números das pedras ao computador.




Planejamento: 4º e 5º anos

Escola:
Monitora:
Turma:4º e 5º anos
Período:

Horário / Data


Disciplina
- Matemática



Conteúdo

-Situações-problemas envolvendo a ideia de dobro, triplo e quádruplo.
-Multiplicação

Objetivos

-Resolver situações-problemas com a ideia de dobro, triplo e quádruplo;
-Desenvolver a memorização da tabuada;
-Desenvolver raciocínio lógico.
Desenvolvimento
  • Assistir ao vídeo “História dos números das pedras ao computador”; fazer comentários como: as formas de representar quantidades, a presença dos números no nosso dia-a-dia e a sua utilização (contar, representar etc.); desenvolver as atividades ( situações- problemas) e para finalizar, através do site atividades educativas farão outras atividades de matemática on line ( página 4 Math adding e Tabuada do Dino página 53).
Recursos
-Google – pesquisa de imagem;
-Site atividades educativas;
-Vídeo You tube História dos números das pedras ao computador.












Cursos

Acontece hoje no NTM Projeto de Intensificação da Alfabetização das 8:00 ás 12:00 e das 13:00 ás 17:00 com a Telma, Reunião FNDE e Rozangela a partir das 14:00Hrs e mais a noite Formação PDDE com a Patricia das 19:00 ás 22:00.

31 de Maio - Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco

O tabaco foi trazido para a Europa, onde se veio a tornar muito popular, pelos espanhóis no início do século XVI. Antes disso era apenas encontrado na América, onde já era usado pelo nativos americanos. Era mascado, ou então aspirado sob a forma de rapé (depois de secar as suas folhas). Em 1561, Jean Nicot (de onde deriva o nome da nicotina), embaixador francês em Portugal, aspirava-o moído (rapé) e percebeu que ele aliviava suas enxaquecas. Desta forma, nesse ano, enviou sementes e pó de tabaco para França, para que a rainha Catarina de Médicis, o experimentasse no combate às suas enxaquecas. Com o sucesso deste tratamento, o uso do rapé começou a se popularizar. O corsário Sir Francis Drake foi o responsável pela introdução do tabaco em Inglaterra em 1585, mas o uso de cachimbo só se generalizou graças a outro navegador, sir Walter Raleigh.
O primeiro livro em que é relatado a forma nativa de aspirar a fumaça proveniente de rolos de folhas de tabaco acesas é Apologética historia ds Índias de Bartolomu de Las Casas, em 1527. Posteriormente Gonzalo de Oviedo y Velázquez, na Historia General de las Indias, descreve a planta e seus usos, em 1535.
O hábito de fumar o tabaco como mera demonstração de ostentação se originou na Espanha com a criação daquilo que seria o primeiro charuto. Tal prática foi levada a diversos continentes e, somente por volta de 1840, começaram os relatos do uso de cigarro. Neste ponto, a finalidade terapêutica original do tabaco já havia perdido seu lugar nas sociedades civilizadas para o hábito de fumar por prazer.
Embora o uso do cigarro tenha tomado enormes proporções a partir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi apenas em 1960 que foram publicados os primeiros relatos científicos que relacionavam o cigarro ao aumento da incidência de câncer, infarto e outras doenças no fumante habitual.


30 de maio de 2012

Cursos

Acontece hoje no NTM a Reunião com FNDE e a Rozangela a partir das 8:00Hrs, e os cursos de Assessoramento para os Laboratórios/ Coordenadores Néia e Gisele das 13:30 ás 17:00, Oficina de Jogos da 19:00 ás 22:00 com a Telma, Formação PDDE das 19:00 ás 22:00 copm a Patricia, Formação AEE das 19:00 ás 22:00 com Eliza, Elaine e Rivaldina e Musicalização Infantil das 19:00 ás 22:00 com a Elisangela.

30 de Maio - Dia do Desafio

O Dia do Desafio ( Challenge Day ) é um evento que tem mobilizado milhares de pessoas em torno de um objetivo comum: o combate ao sedentarismo. Criado no Canadá em 1983, o Challenge Day vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - entidade alemã de promoção do esporte para todos - e realizado no Brasil desde 1995, sob a coordenação geral do Sesc São Paulo.
Em 1997, o Sesc Paraná coordenou pela primeira vez o evento no Estado com a participação de duas cidades: Londrina e Ponta Grossa que mobilizaram respectivamente 20,71% e 30,66% dos habitantes, totalizando 172.914 atendimentos. Em 2002, 11 cidades participaram, contabilizando 545.490 atendimentos, com destaque para Santa Mariana que mobilizou 89,56% de sua população.
Em 2003, o Continente Americano participou com 24 países e 1502 cidades. No Brasil, foram inscritos 14 estados e 753 cidades, sendo 45 do Paraná, incluindo a estréia da Capital do Estado, Curitiba. As atividades na Capital são coordenadas pelo Sesc Paraná com o apoio de várias empresas, escolas, universidades, instituições e da comunidade em geral. E nas outras cidades, a coordenação fica sob a responsabilidade do Sesc da Região, em parceria com as Prefeituras e Secretarias Municipais, empresas e instituições .
   A população pode participar individualmente ou em grupo, independente da idade ou da condição física. Qualquer atividade física é válida!
   •  Caminhada
   •  Ginástica (em casa, na empresa, na escola, em clubes, academias, indústrias)
   •  Jogos e gincanas para crianças e adolescentes
   •  Sessões de alongamento, relaxamento, yoga
   •  Artes Marciais
   •  Dança, baile
   •  Passeio de bicicleta
   •  Natação, hidroginástica, esportes aquáticos
   •  Jogos coletivos: futebol, vôlei, basquete, hendebol e outros
   Lembre-se : para ajudar a sua cidade no desafio, você precisa registrar a sua participação!

30 de Maio - Dia do Decorador


30 de maio é dia de quem sabe como ninguém deixar um ambiente parecido com o seu proprietário. Estamos falando do profissional de Decoraçao ou Designer de Interior. Recriar espaços utilizando e combinando cores, materiais, textura, dispondo móveis e acessórios, percebendo o que o cliente deseja  e ajustando suas vontades às tendências e formas corretas de se por em prática são algumas de suas tarefas. São os decoradores que escolhem também adornos e revestimentos dos pisos, paredes e tetos, de forma  surpreendente, e na maioria das vezes isso acontece.
Funcionalidade é a palavra de ordem dos decoradores. Só após o estudo em detalhe da área a ser criada ou reformulada é montando orçamento e cronograma da obra. Ou seja. O que seriam de nossas casas sem o toque de um decorador?
Agora, saiba onde você pode conferir dicas de quem mais entende com apenas um clique. Mas, se sua casa estiver precisando de novas cores e elementos ou uma mudança radical não exite em contratar um profissional. Temos certeza que o resultado será o melhor.
O design de interiores, é uma técnica cenográfica, visual e de composição e decoração de ambientes internos (cômodos, casas, residências, escritórios, palácios etc.).
Consiste na arte e prática de planejar e arranjar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente estabelecendo relações estéticas e funcionais que dependam do fim a que este se destina.
Bacharel Título concedido após quatro anos de curso em IES. Tecnólogo é o título dado ao profissional que fez um Curso Superior de Graduação Tecnológica em IES (Instituição de Ensino Superior). Esse título é usado exclusivamente à esse profissional e é Diplomado. Exemplo: Tecnólogo em Design de Interiores.(dois à três anos)
Esse profissional por sua vez pode seguir nos estudos fazendo cursos de Pós - graduação Latu senso (especialização); MBA (especialização) e Strictu Senso (mestrado).
Técnico é o título dado ao profissional que terminou o Ensino Médio Técnico. Esse título é usado exclusivamente à esse profissional que ao contrário do tecnólogo que é Diplomado, é Certificado. Para esse profissional receber o título de tecnólogo terá fazer um curso superior de graduação tecnológica em alguma IES.

29 de maio de 2012

Cursos

Projeto Intensificação da Alfabetização 8:00 ás 12:00 e das 13:00 ás 17:00 com a Telma, Formação para Secretários 13:30 ás 17:00 com Alex e Viviane.

29 de Maio - Dia do Geógrafo

O geógrafo é o profissional cuja área de estudo é a intração entre a natureza e a sociedade, este profissional pode atuar tanto como Bacharel quanto como Licenciado. Como Bacharel esta habilitado para trabalhar com estudos ambientais, planejamento regional, mapeamentos e diversas outras atribuições, e como Licenciado esta habilitado a lecionar Geografia, embora sejam habilitações e atribuições distintas, a Geografia é uma só.
Os geógrafos são conhecidos historicamente como profissionais ou cientistas que elaboram mapas que mais especificamente é a área de estudo chamada de cartografia, um dos temas da geografia. Os estudos de um geógrafo não são apenas os detalhes físicos do ambiente, mas também seus impactos sobre as pessoas e sobre a natureza, percorrendo a ecologia, o tempo e os climas padrões de cada localização, sem contar a economia e também a cultura. Esses estudos são muitas vezes especialmente centrados nas relações entre estes elementos.
Geógrafo é um dos profissionais que trabalha para solucionar essas questões e planejar a melhor ocupação do espaço pelo homem. Os geógrafos trabalham em agências públicas e privadas, planejamento e gestão ambiental e territorial. Pode - se destacar a atuação dos geógrafos em instituições como IBGE, Ministério do Planejamento, Agência Nacional de Águas e diversos órgãos estaduais e municipais no setor público e também em empresas de engenharia, consultoria ambiental, geomarketing entre outras no setor privado.

28 de maio de 2012

Cursos

Acontece no período da tarde no NTM os cursos de Assessoramento para os Laboratório/Coordenadores das 13:30 ás 17:00 com a Néia e a Gisele, e mais a noite das 19:00 ás 22:00 Curso de Competências Básicas com a Patricia e a partir das 19:00Hrs Reunião com a Claudia Helena. Bom Dia a todos!!!

28 de Maio - Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Dia 28 de maio será celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a morte materna é a morte de uma mulher em decorrência de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto.A data é considerada importante e veio para mostrar a realidade do país, onde ainda é grande o número de mulheres que morrem por problemas ocorridos durante a gravidez, o parto e o pós-parto, ou por complicações de um aborto inseguro.
Entre as causas mais freqüentes de mortes maternas estão as doenças hipertensivas da gravidez, hemorragias, infecções puerperais e aborto. Tendo vista, que a má qualidade de vida dos contextos familiares, onde ocorre a maioria dos óbitos maternos, a violência doméstica, o analfabetismo e a baixa renda indicam sua relação com a desigualdade social e de gênero.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2005 a razão de mortalidade materna foi de 74,7 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Na Bahia, de acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que a razão de morte materna foi de 68,7. Em Salvador, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2007 a taxa foi de 42,0.Os desafios para a redução da mortalidade materna.
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) e coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados acredita que o grande desafio é assegurar que o Estado brasileiro assuma as políticas que garantam a saúde integral da mulher. Para a deputada, lidar com o tema do aborto no combate à mortalidade materna é uma das principais lutas na redução da mortalidade materna. De acordo com Alice, é necessário tratar do objeto relacionado à subnotificação da morte de mulheres por aborto provocado no Brasil porque não há a descriminalização do aborto.

26 de maio de 2012

Curso

Acontece hoje no NTM o curso do PROINFO das 8:30 ás 11:30 com a Lucinéia e as Estagiarias.

26 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Glaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo contudo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença — enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira.
O tipo mais comum é o glaucoma primário de ângulo aberto, frequentemente assintomático(sem sintomas). Uma das causas pode ser uma obstrução do escoamento do humor aquoso do olho. O humor aquoso é produzido no corpo ciliar do olho, fluindo através da pupila para a câmera anterior. A malha trabecular então drena o líquido para o canal de Schlemm e finalmente para o sistema venoso. Todos os olhos possuem alguma pressão intraocular que é causada pela presença de alguma resistência ao fluxo do humor aquoso através da malha trabecular e do canal de Schlemm. Se a pressão intraocular (PIO) for alta demais (maior do que 21,5 mm Hg), a pressão nas paredes do olho resultará na compressão das estruturas oculares. Entretanto, outros fatores, como perturbações no fluxo sangüíneo no nervo óptico podem interagir com a PIO e afetar o nervo óptico. Em um terço dos casos de glaucoma primário de ângulo aberto há PIO estatisticamente normal. Esses casos são chamados de glaucoma de pressão normal. Devido ao fato de exames do nervo óptico nem sempre serem realizados juntamente com medidas de PIO em pacientes de risco, o glaucoma de pressão normal é mais raramente diagnosticado até as condições se apresentarem adiantadas.
Outro tipo, o glaucoma de ângulo fechado, é caracterizado por aumentos súbitos de pressão intraocular. Isto ocorre em olhos susceptíveis quando a pupila dilata e bloqueia o fluxo do fluido através dela, levando à íris bloquear a malha trabecular. Glaucoma de ângulo fechado pode causar dor e reduzir a acuidade visual (visão borrada), e pode levar à perda visual irreversível dentro de um curto período de tempo. É considerada uma situação de emergência oftalmológica e requer tratamento imediato. Muitas pessoas com esse glaucoma podem visualizar um halo em volta de pontos de luz brilhantes, além da perda de visão característica da doença.
Glaucoma congênito é uma doença genética rara que atinge bebês. Recém nascidos com globos oculares aumentados e córneas embaçadas. Se considera que a causa da pressão intraocular elevada nesses casos é causada pela redução da permeabilidade trabecular. O tratamento é a cirurgia.
Glaucoma secundário ocorre como uma complicação de várias condições médicas, como cirurgia ocular, catarat avançada, lesões oculares, uveítes, diabetes ou uso de corticóides.


25 de maio de 2012

25 de Maio - Dia Nacional da Adoção

Adoção, no Direito Civil, é o ato jurídico no qual um indivíduo é permanentemente assumido como filho por uma pessoa ou por um casal que não são os pais biológicos do adotado. Quando isto acontece, as responsabilidades e os direitos (como pátrio poder) dos pais biológicos em relação ao adotado são transferidos integral ou parcialmente para os adotantes. Psicológicamente, é o processo de atribuir o lugar de filho a uma criança/adolescente que não descende da mesma história que o casal, é a possibilidade de integrar á dinâmica familiar uma pessoa que é proveniente de uma outra hisória de vida. É necessário muito investimento afetivo e grande capacidade de acolhimento.
Na grande maioria dos países, o filho adotado possui os mesmos direitos de um filho biológico. No Brasil não há possibilidade de adoção restrita: uma vez que a criança ou adolescente foi adotado, ela tem os mesmos direitos que um filho biológico. As pessoas adotam uma criança ou jovem por numerosos motivos: Impossibilidade de ter filhos biológicos; Cimentar os laços com o cônjuge, no caso de adoção de filhos da esposa ou marido com um cônjuge anterior; Auxiliar uma ou mais crianças em dificuldades; Fomentar a integração racial, no caso de adoção inter-racial; Satisfação do desejo de ser pai/mãe; Morte de um filho; Solidão; Companhia para filho único e possibilidade de escolha do sexo, durante a avaliação psicológica e social à que o casal é submetido, estes aspectos são profundamente analisados, a fim de observar se o casal possui condições de adotar naquele momento. No Brasil, a adoção é regida pelo Código Civil e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o adotante deve ser uma pessoa maior de dezoito anos, independentemente do estado civil, ou casal, ligado  por matrimônio ou união estável; além disso, a diferença de idade entre o adotante e o adotado deve ser de, no mínimo, dezesseis anos; deve haver intervenção do juiz, em processo judicial, com participação do Ministério Público.
A adoção é irrevogável, mesmo que os adotantes venham a ter filhos, aos quais o adotado está equiparado, tendo os mesmos deveres e direitos, proibindo - se qualquer discriminação.
A adoção só se extingue em hipóteses especiais, por deserção, indiguinidade, pelo reconhecimento de paternidade do pai biológico e pela morte do adotante ou adotado.

24 de maio de 2012

Cursos

Acontece hoje no NTM os cursos de Formação do AEE com a Eliza, Elaine e Rivaldina das 8:00 ás 17:00, Projeto Intensificação da Alfabetização das 8:00 ás 12:00 e das 13:00 ás 17:00 e Reunião com Coordenadores e Editora Positivo 14:00Hrs.

24 de Maio - Dia da Infantaria

A Infantaria é a mais antiga arma do Exército e geralmente dotada dos maiores efetivos, formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte para serem levados à frente de combate. Sua principal missão é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade de progredir em pequenas frações, de difícil detecção e grande mobilidade. A infantaria contemporânea frequentemente emprega o princípio de Fogo e movimento para atingir uma posição dominante em relação àquela do inimigo.
A Infantaria moderna segue uma organização que divide as tropas de infantes agrupando-os em unidades chamadas de divisões, brigadas, batalhões, companhias e pelotões.
A infantaria com seus combatentes, os infantes, desde a antiguidade, sempre foram a principal força combativa de um exército. Uma notável exceção foram as sociedades nômades, como os hunos ou mongóis, que lutavam basicamente com soldados montados a cavalo.
A infantaria tradicional teve suas origens nos combatentes gregos e romanos, que lutavam em grupos compactos, armados de espadas e lanças e protegidos por couraças e elmos metálicos.
A legião romana aperfeiçoou a organização da infantaria em unidades e subunidades, o que hoje é base da organização dos exércitos modernos. Uma legião era dividida em dez cortes, por sua vez divididas em um número variável de centúrias, que eram compostas por cerca de cem homens cada. Ao total, a variar em função do período histórico, a legião romana podia ter entre 3 mil a 6 mil homens.
Com o surgimento das armas de fogo, ao final da Idade Média, a infantaria passou a ter organização tática e emprego diferente, sendo empregada em linhas contínuas de atiradores, lado a lado que se contrapunham à outra linha, em frente, do inimigo. Como as armas da época, os mosquetes e arcabuzes, tinham uma cadência de tiro muito lenta, os atiradores eram complementados por outras tropas armadas com armas brancas, longas lanças, chamadas piques. Com o passar do tempo as armas de fogo foram sendo aperfeiçoadas e os piqueiros foram desaparecendo gradualmente, sendo que o seu papel foi substituído pela baioneta, uma lâmina afiada que é adaptada na boca dos fuzis e serve para o combatente proceder o combate corpo-a-corpo.

23 de maio de 2012

23 de Maio - Dia da Juventude Constitucionalista


O dia 23 de maio é uma data muito importante para a democracia brasileira. Em 1932, quatro estudantes paulistas - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - foram mortos nessa data, num confronto com a polícia, quando se manifestavam contra a ditadura de Getúlio Vargas.
A morte dos quatro estudantes foi o estopim da revolta paulista contra o governo e a favor de uma Constituição. As iniciais dos nomes dos quatro estudantes, MMDC, passaram a ser o símbolo da revolta de São Paulo, que eclodiu no dia 9 de julho e passou para a história com o nome de Revolução Constitucionalista de 1932. Essa revolução foi uma espécie de revide dos grupos que tinham sido derrotados pela Revolução de 1930. Esses grupos, ligados ao Partido Republicano Paulista (PRP), defendiam a instalação imediata da Assembléia Constituinte e acusavam Getúlio Vargas de retardar a elaboração da nova Constituição do país, almejando recuperar o poder que haviam perdido com a vitória política de Vargas.
O movimento MMDC mobilizou cerca de cem mil homens; a maioria era representante da classe média. Os paulistas se organizaram em frentes de combate e se posicionaram nas divisas de São Paulo com Minas Gerais, com o Paraná e no vale do Paraíba. Aguardaram em vão o apoio de outros estados. No dia 3 de outubro, as tropas paulistas se renderam diante da superioridade das forças federais.
Em São Paulo, foi construído um monumento em homenagem aos quatro estudantes. Trata-se do obelisco do Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer, que serve de mausoléu para seus corpos. Pode ser avistado da avenida vinte e três de Maio, que recebeu esse nome como parte da homenagem aos heróis de 1932.
O dia 23 de maio foi fundamental para os revolucionários, porque o povo saiu às ruas, para lutar pela Constituição; por isso, nele se comemora o Dia da Juventude Constitucionalista. Nesse dia, recordam-se não só a participação dos jovens no movimento, como também os quatro estudantes vitimados pelos repressores. Em São Paulo, em 9 de julho, MMDC são especialmente honrados no Dia do Soldado Constitucionalista, festa que ocorre só nesse estado.

22 de maio de 2012

Cursos

Projeto Intensificação da Alfabetização das 8:00 ás 12:00 e das 13:00 ás 17:00 com a Telma.

22 de Maio - Dia do Apicultor

Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objectivo por exemplo a produção de mel, pró polis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projecto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.Nos pomares de laranja é comum os agricultores contratarem apicultores para polinizarem as flores de laranja, a render grande produtividade, tanto de laranja, como de mel, conhecido como mel flor de laranjeira. Este tipo de actividade chama-se apicultura migratória, porque o apicultor descarrega um caminhão de colmeias no centro do pomar durante a floração, e depois retira as colmeias no fim da floração. Nestes casos a retirada dos enxames é importante, pois tratando-se de uma monocultura de laranja, as abelhas não terão alimento (néctar de flor) após a floração, e irão consumir todo o mel estocado dentro das colmeias.
Todo apicultor deve saber manusear os principais equipamentos necessários para se ter um apiário: o fumigador, o formão de apicultor. Traje com máscara de protecção, é necessário, pois as abelhas afro-brasileiras atacam o produtor , então tais equipamentos são de uso necessário.
Existem muitos outros acessórios encontrados em lojas especializadas de apicultura, como o colector de pólen, apanhadores de zangões, alimentadores, protectores de realeira, gaiolas de transporte, centrífuga e garfo desoperculador.apicultura moderna usa-se uma colmeia padrão desenvolvida em pesquisas científicas. Um dos padrões mais usados no mundo é o Langstroth, em Portugal usa-se também o padrão Lusitano. Existem muitos outros padrões e formatos de caixas(Curtinaz, Schirmer, etc..). No desenho destas caixas usa-se o conceito do espaço-abelha, que é basicamente o tamanho de uma, ou duas abelhas, não mais. Trata-se de uma caixa com 10 quadros removíveis onde ficam os favos. O distanciamento dos quadros respeita o chamado espaço-abelha. A vantagem desta caixa padrão é a possibilidade de retirar os favos sem danifica-los, centrifugar o mel, e devolver o favo intacto para a colmeia, com a vantagem da intercambiabilidade dos favos(caixilhos) entre as caixas(colméias). O espaço-abelha é o espaço que permite as abelhas circulem por dentro da colméia e disciplina a construção dos favos na posição de encaixe dos 10 caixilhos, permitindo que o apicultor remova centenas de favos em poucos minutos e recoloque-os de volta depois.

21 de maio de 2012

Cursos

 Reunião com Diretores e Coordenadores ás 14:00 com a Rozangela e mais a noite; Oficina de Jogos 19:000 ás 22:00 com a  Telma.

21 de Maio - Dia da Língua Nacional

21 de maio é o dia dedicado a homenagear a língua nacional é aquela que se fala numa nação. Na nossa nação, o Brasil, como você sabe, essa é a língua portuguesa. Então, pode lhe parecer o caso de se perguntar, antes de mais nada: uma coisa tão banal quanto a língua que falamos, que utilizamos a todo instante, até em nossos pensamentos, merece mesmo uma homenagem?
Para responder essa pergunta, é preciso ter em mente que uma língua não é, de jeito nenhum, algo tão banal quanto parece ser. A língua é um sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases, as quais os indivíduos de uma comunidade lingüística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito.
Nesse sentido, a língua é abstrata como todos os conceitos. Ela só se torna concreta quando é usada por alguém no processo de comunicação. Isso ocorre toda vez que alguém fala ou escreve, de modo que o exemplo mais concreto que se pode oferecer agora é precisamente o texto que você está lendo. Ele foi escrito por alguém e para alguém com a finalidade de comunicar alguma coisa.
O português falado e escrito no Brasil recebeu a influência e a contribuição de diversas outras línguas, especialmente das diversas variações do tupi falado pela maioria das nações indígenas  que aqui vivia antes da chegada do colonizador, bem como do idioma iorub dos povos africanos jejes e nagôs que para cá foram trazidos como escravos. Trata-se de um longo processo que se estendeu ao longo de quase quatro séculos.
No entanto, não foram só as influências africanas e indígenas que ajudaram a moldar o português do Brasil. No século 19, nossa língua também foi influenciada pelo francês, que era falado pelas elites intelectuais do país. Já no início do século 20, vieram as contribuições dos imigrantes, em especial dos italianos, que se estabeleceram nas regiões Sudeste e Sul. Em matéria de línguas estrangeiras, é a influência do inglês que se faz sentir mais notadamente entre o fim do século passado e o atual.
A língua, portanto, é um fenômeno dinâmico, que está sempre evoluindo e se modificando. Desde as origens do português (e de todas as línguas) tem sido assim. A língua portuguesa originou-se do latim, o idioma que o Império Romano difundiu por todo o continente europeu por volta do século 3 a.C. E convém lembrar que esse latim já havia sido bastante influenciado pelo grego, uma vez que a civilização helênica tornou-se um modelo para Roma.
 

18 de maio de 2012

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil e entidades em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.
Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil
Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

17 de maio de 2012

Cursos

Projeto Intensificação da Alfabetização das 8:00 ás 12:00 e das 13:00 ás 17:00 com a Elaine.

17 de Maio - Dia Internacional da Hipertensão

A Hipertensão Arterial, hipertensão arterial sistémica (HAS) conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão) ou tensiômetro, tendo como causas a hereditariedade, a obesidade o sedentarismo, o alcoolismo,  o estresse,o fumo e outras causas.Ela ocorre a ativação excessiva de uma proteína chamada de RAC1. Pessoas negras possuem mais risco de serem hipertensas. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.
Existe um problema para diferenciar a pressão alta da pressão considerável normal. Ocorre variabilidade entre a pressão diastólica e a pressão sistólica e é difícil determinar o que seria considerado normal e anormal neste caso. Alguns estudos farmacológicos antigos criaram um mito de que a pressão diastólica elevada seria mais comprometedora da saúde que a sistólica. Na realidade, um aumento nas duas é fator de risco.
Considera-se hipertenso o indivíduo que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14x9, durante seguidos exames, de acordo com o protocolo médico. Ou seja, uma única medida de pressão não é suficiente para determinar a patologia.A situação 14x9 inspira cuidados e atenção médica pelo risco cardiovascular.
Pressões arteriais elevadas provocam alterações nos vasos sanguíneos e na musculatura do coração. Pode ocorrer hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, morte súbita, insuficiências renal e cardiacas, etc.
O tratamento pode ser medicamentoso e/ou associado com um estilo de vida mais saudável. De forma estratégica, pacientes com índices na faixa 85-94 mmHg (pressão diastólica) inicialmente não recebem tratamento farmacológico.

16 de Maio - Dia do Gari

profissional da limpeza que trabalha exclusivamente com lixo assegurando a limpeza da via pública.O surgimento do termo gari, que provém do nome de Pedro Aleixo Gary. Durante o Império, ele assinou o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir, no Rio de Janeiro, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos. Os cariocas, que se acostumaram com esse trabalho, sempre mandavam chamar a "turma do gari". Aos poucos e de tanto repetir, a população associou o sobrenome de Aleixo Gary aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas.

16 de maio de 2012

Cursos

A partir das 13:30 será dado início a  mais um encontro do assessoramento para os laboratórios/coordenadores ministrado pela Lucinéia e Gisele, mais a noite das 19:00 ás 22:00 Oficina de Jogos com a Telma.

15 de maio de 2012

Curso

Hoje no NTM acontece o Projeto Intensificação da Alfabetização 8:00 ás 12:00/13:00 ás 17:00 ministrado pela Telma.

15 de Maio - Dia do Assistente Social

O assistente social é o profissional graduado em curso superior de serviço social que devidamente habilitado que pode atuar nas expressões da questão social, nas políticas, privadas e nas organizações não governamentais (ONGS). A profissão de assistente social pode contribuir muito para mudar os rumos das políticas sociais sociais de um país. Frequentemente o serviço social é confundido com assistencialismo, serviço voluntário, caridade, benesse e outros. Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.
Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo. Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.

14 de maio de 2012

Oficina de Jogos

Projeto de Intensificação da Alfabetização.


Após um mês de intenso trabalho com os professores das turmas de 1º ano da rede municipal, a Secretaria de Educação avança em suas ações na tentativa de garantir a alfabetização dos alunos até os oito anos e melhorar a qualidade da educação no município. Com o objetivo de ampliar ainda mais as possibilidades de alfabetização, a Secretaria investe em mais uma etapa da formação continuada, uma Oficina de Jogos. Esta etapa teve início no dia 04 de abril, no Núcleo de Tecnologia Municipal, com a participação de trinta professores e consiste na construção de jogos que contribuem para o aprimoramento da prática pedagógica e levam a ludicidade para a sala de aula. 










Reunião

Reunião com Diretores e Professores de Educação Física a partir das 16:00 hrs

Assessoramento

Mais tarde acontece Assessoramento para os laboratórios com os coordenadores da rede ministrado pela Lucinéia e Gisele das 13:30 ás 17:00.

Licitação

Hoje no NTM acontece das 8:00 ás 12:00 e das 13:30 ás 17:00 o curso com o pessoal do Imbrap para o Administrativo do município assunto licitação.

12 de maio de 2012

Proinfo

Hoje no NTM acontece o 5º encontro do Proinfo com as estagiárias, a aula de hoje é sobre o Calc (Linux).

13 de Maio - Dia das Mães


Antes de ser mãe…
Antes de ser mãe eu fazia e comia os alimentos ainda quentes.
Eu não tinha roupas manchadas.
Eu tinha calmas conversas ao telefone.
Antes de ser mãe eu dormia o quanto eu queria
e nunca me preocupava com a hora de ir para a cama.
Eu não me esquecia de escovar os cabelos e os dentes.
Antes de ser mãe eu limpava minha casa todo dia.
Eu não tropeçava em brinquedos nem pensava em canções de ninar.
Antes de ser mãe eu não me preocupava
se minhas plantas eram venenosas ou não.
Imunizações e vacinas eram coisas em que eu não pensava.
Antes de ser mãe ninguém vomitou nem fez xixi em mim,
nem me beliscou sem nenhum cuidado,
com dedinhos de unhas finas.
Antes de ser mãe eu tinha controle sobre a minha mente,
meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos.
… eu dormia a noite toda …
Antes de ser mãe eu nunca tive que segurar uma criança chorando
para que médicos pudessem fazer testes ou aplicar injeções.
Eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que choravam.
Eu nunca fiquei gloriosamente feliz com uma simples risadinha.
Eu nunca fiquei sentada horas e horas olhando um bebê dormindo.
Antes de ser mãe eu nunca segurei uma criança só por
não querer afastar meu corpo do dela.
Eu nunca senti meu coração se despedaçar
quando não pude estancar uma dor.
Eu nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina pudesse
mudar tanto a minha vida.
Eu nunca imaginei que pudesse amar alguém tanto assim.
Eu não sabia que eu adoraria ser mãe.
Antes de ser mãe eu não conhecia a sensação
de ter meu coração fora do meu próprio corpo.
Eu não conhecia a felicidade de alimentar um bebê faminto.
Eu não conhecia esse laço que existe entre a mãe e a sua criança.
Eu não imaginava que algo tão pequenino
pudesse fazer-me sentir tão importante.
Antes de ser mãe eu nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor, a dor
e a satisfação de ser uma mãe.
Eu não sabia que era capaz de ter sentimentos tão fortes.
Por tudo e, apesar de tudo, obrigada, Jesus ,
por eu ser agora um alguém tão frágil e tão forte ao mesmo tempo.
Obrigada por permitir-me ser Mãe!
Uma singela homenagem a todas as mães maravilhosas que apesar de toda a correria do dia-a-dia ainda arrumam tempo para corrigir as tarefas da escola, fazer papinha, trocar a fralda, ir na reunião da escola, dar aquela bronca por que chegamos tarde em casa enfim ser mãe , mulher, amiga, em tempo integral.
Parabéns a todas as Mães pelo seu dia!!!

11 de maio de 2012

11 de Maio - Dia das Comunicações Sociais

Para que se tornasse possível a expansão das comunicações e dos meios físicos no Brasil, houve o empenho de Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon, que era descendente de índios, destacado militar, sertanista e geógrafo brasileiro, ao ingressar no exécito, ele foi ajudante da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas que ligaram Goiás a Mato Grosso. Em 1900, promovido a chefe da comissão, atravessou mais de 3.500 km de sertão e de florestas inexploradas, levando as linhas do telégrafo até o Acre.
Milhões de pessoas, todos os dias, estão em contato com alguma forma de comunicação e sugestão propagadas pela televisão, pelo rádio e, mais recentemente, pela internet, assim as comunicações foram transformadas em um setor estratégico para a manutenção da sociedade.
O Ministério das Comunicações é o  órgão do Poder Executivo Federal responsável pela elaboração e cumprimento das políticas públicas de três grandes áreas: radiodifusão, serviços postais e telecomunicações, com base na Constituição Federal e na legislação específica: Codigo Brasileiro de Telecomunicações, criado pela lei no 4117, de 27/08/1962, e regulamento pelo decreto-lei no 236, de 28/02/1967; Lei Geral de Telecomunicações (lei nº 9.472, de 16/07/1997); lei nº10.052, de 28/11/2000, que criou o fundo para o desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).
Os meios de comunicação social tomaram especial importância no século passado, o mundo conheceu um avanço tecnológico ímpar, que afetou o modo de as pessoas se relacionarem e, sobretudo, a forma como elas se comunicam.

10 de maio de 2012

10 de Maio - Dia do Guia de Turismo

No dia 10 de maio de cada ano comemoramos o Dia do Guia de Turismo que foi criado para homenagear esta profissão que em dias de globalização tornou-se imprescindivel, pois atualmente o turismo tornou-se uma das maiores fontes de rendas de muitos paises, dentre eles o Brasil. Segundo a Regulamentação da Profissão de Guias de Turismo do Brasil publicada em Diário Oficial nº 189 de 04/10/93, é considerado Guia de Turismo o profissional que devidamente cadastrado na EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - nos termos da Lei nº 8623, de 28 de janeiro de 1993, exerça as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.
Claro que os guias daquela época eram muito diferentes dos guias atuais, em vez de orientar turistas em passeios, guiavam exécitos em território inimigo. Mas as atribuições dos guias de então não eram muito diferentes das atribuições dos guias de hoje, a eles cabia orientar os soldados em terreno desconhecido, servir de interprete, arranjar acomodações, comida, meios de transporte, entre muitas outras funções semelhantes ás dos guias contemporâneos, com o tempo, a profissão se pacificou, assumido pouco a pouco as características que possui atualmente.
Hoje, o guia de turismo é um especialista em relações públicas, alguém com facilidade para aprender línguas, boa cultura em geral, bons conhecimentos do local onde vive e os que visita, com capacidade de decisão e liderança, criativo, paciente, simpático, social entre uma infinidade de outras qualidades, congênitas e adquiridas.

8 de maio de 2012

8 de Maio - Dia do Artista Plástico

As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico. O surgimento das artes plásticas está directamente relacionado com a evolução da espécie humana.As artes plásticas surgiram na pré - história. Existem diversos exemplos da pintura rupestre em cavernas. Até os dias atuais há sempre uma necessidade de expressão artística utilizando novos meios. É nas artes plásticas que encontramos o uso de novos meios para a criação,invenção e apreciação estética.
Desde os tempos mais remotos, o homem sentiu uma necessidade de expressar suas idéias ou impressões através de rabiscos ou desenhos. Sabemos que, na Idade da Pedra, o homem já utilizava imagens para registrar seus conhecimentos e ansiedades e a prova disso são os diversos e antigos afrescos encontrados nas cavernas do mundo inteiro. Eles nada mais são do que as primeiras pinturas, as primeiras manifestações do pensamento humano em forma de representação simbólica.
E então nos vem de imediato uma curiosidade: quem ensinou esses homens a desenhar? Quem lhes deu aulas de pintura ou noções de proporção e cor? Seria um impulso? Talvez fosse um impulso de manifestar as sensações do meio que o cercava, o impulso da criação, da expressão. Impulso que, no caso da arte, independente de aprendizado. Percebemos, então, que os primeiros homens eram autodidatas, ao recriarem os temas da natureza e os do dia-a-dia através da pintura.

7 de maio de 2012

7 de Maio - Dia do Oftalmologista

Você cuida bem dos seus olhos? Dia 7 de maio é o Dia do Oftalmologista e, por isso, o hagah lembra a todos a importância de visitá-lo periodicamente. A Oftalmologia é a especialidade da medicina que estuda e trata as doenças e problemas nos olhos e na visão. Esse ramo da medicina, como outros, tem sub especialidades como oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, etc.A maioria das pessoas pensa que só precisa ir ao Oftalmologista quando está com problemas para enxergar, afinal, esta é a principal função dos olhos. Mas este comportamento não é o que os médicos recomendam. A estimativa é de que dois em cada três casos de cegueira poderiam ter sido evitados se um diagnóstico precoce e um tratamento adequado. Por isso, a atenção para os olhos deve começar cedo, desde o nascimento dos bebês, e continuar ao longo da vida, principalmente depois dos 40 anos. Algumas orientações básicas já são suficientes para evistar os problemas mais comum relativos à visão e aos olhos. O exame pré-natal pode alertar para problemas visuais da criança ainda no útero. Neste período é possível detectar problemas comuns como retinopatia da prematuridade, o estrabismo, o glaucoma e a catarata congênitos. Diante de suspeitas, exames mais profundos devem ser realizados posteriormente. Bebês prematuros exigem maior atenção.

Você deve procurar um médico oftalmologista se tiver algum desses sintomas ou casos:

- Incomodo nos olhos: olhos vermelhos, dor, ardência, secreção, sensação de cisco no olho, ou lacrimejamento.
- Vista embaçada. É importante testar a visão dos olhos separadamente. Às vezes, a visão de um dos olhos pode estar diminuída e nem percebemos.
- Òculos fraco. Talvez seu grau tenha mudado.
- Usuário de lente de contato. É fundamental o exame anual ou conforme a orientação médica, para garantir o uso das lentes com segurança e conforto.
- Desvio ou olho torto.
- Flash de luz. Às vezes podemos ter a sensação de enxergar raios luminosos no campo de visão ou pontos pretos, teias de aranha ou cabelos que se mexem com o movimentos dos olhos.
- Trauma ocular.
- Doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão arterial, reumatismo.
- Casos na família de doenças oculares.

3 de maio de 2012

3 de Maio - Dia Internacional da Liberdade de Imprensa


Assinala-se  hoje quinta-feira, 3 de Maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, aprovado pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O 3 de Maio foi escolhido por se tratar da data do aniversário da Declaração de Windhoek. Esta declaração foi aprovada durante um seminário organizado pela UNESCO sobre a "Promoção da Independência e do Pluralismo da Imprensa Africana", que se realizou em Windhoek, Namíbia, de 29 de Abril a 3 de Maio de 1991. 
A Declaração considera a liberdade, a independência e o pluralismo dos media como princípios essenciais para a democracia e os direitos humanos. Este ano a efeméride é comemorada sob o tema "Novas vozes: a liberdade da media ajudando a transformar sociedades". 
Por ocasião da data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, emitiram uma mensagem conjunta, onde consideram a liberdade de expressão um dos direitos mais preciosos. Sustenta toda a liberdade aos outros e fornece uma base para a dignidade humana. Imprensa livre, pluralista e independente é essencial para o seu exercício. 
Segundo a mensagem, a liberdade de imprensa implica na liberdade de ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras, como previsto no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa liberdade é essencial para as sociedades saudáveis e dinâmicas. É por isso que este ano o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é centrado no tema "Novas vozes: a liberdade da media ajudando a transformar sociedades".